Seu Nome
- acervoliteral
- 3 de dez. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de mar. de 2019
"Não poucas vezes esbarramos com o nosso destino pelos caminhos que escolhemos para fugir dele."
-Jean de La Fontaine (poeta e fabulista francês).
Olá meus jovens, tudo bom com vocês?
Trago hoje uma resenha do longa japonês "Your Name" (Sendo "Kimi no na wa" seu título original e "Seu nome" traduzido para o português).

-------------Atenção essa é uma zona de spoileirs, prossiga após assistir o filme-----------------
Resumo da história
O filme gira ao redor das personagens Mitsuha Miyamizu, uma garota do ensino médio e filha do prefeito da pequena cidade de Itomori, a qual ela odeia, logo no começo do filme expressando sua vontade de se mudar para a vibrante capital japonesa Tóquio.
Vale ressaltar que nesse trecho do filme, após se sentir mais uma vez ridicularizada pela forma como os outros a veem e estar frustrada com a falta de possibilidades dentro de sua pequena cidade a personagem grita especificamente "Porque eu não podia ser um garoto bonitinho que mora em Tóquio".
Aí entra o outro personagem principal da trama, Taki Tachibana (A.K.A. "o garoto bonitinho de Tóquio"), com o qual ela passa a trocar de corpos, um dia sim, um dia não, durante o que o filme deixa a entender que são alguns dias ou algumas semanas.
No começo, os personagens parecem perdidos e confusos com a situação, geralmente esquecendo do ocorrido no dia seguinte, após dormirem (já que dormir era o gatilho da troca de corpos), apenas sabendo que aquilo estava acontecendo baseado nas reações que seus amigos, colegas e familiares tinham em relação a seus comportamentos estranhos.
Não demorou até que eles tentassem se comunicar, assim estabeleceram um certo contato através de mensagens escritas nas mãos e braços.
Logo os dois, de personalidades diferentes, passam a tentar acrescentar seus "toques" pessoais na vida um do outro, tentando resolver problemas e criar situações positivas que eles não conseguiriam por si mesmos em seus respectivos corpos, eventualmente iniciando um sistema de regras e relatórios através de diários digitais.
O filme corre sobre essa perspectiva por algum tempo, até que Taki tenta ligar para Mitsuha e não recebe resposta.
Nesse momento o filme começa a revelar um pedaço ainda mais complexo de sua composição, onde ele passa a abordar o tempo e o misticismo como ponto central de sua trama.
É revelado, enquanto Taki embarca em uma viagem para encontrar a garota com que trocou de corpos e acabou se apaixonando, que os dois personagens vivem em tempos diferentes, estando Taki três anos no futuro, quando as interações começam, período no qual se revela que Mitsuha já havia morrido, durante a queda do pedaço de um cometa em sua cidade, que terminou por a destruir.
Aos poucos a memoria de Taki começa também a falhar, perdendo algumas lembranças da garota, em especial, esquecendo seu nome, o que dificulta o encontro entre os dois personagens.
A trama passa a mexer com viagem no tempo e misticismo, quando Taki consegue voltar mais uma vez no tempo e ajudar Mitsuha a salvar sua vida e sua cidade, após beber um Saquê que ela havia preparado e que ele deixou (enquanto estava no corpo dela), dentro de um templo em uma montanha logo ao lado de Itomori.
Trabalhando juntos, os dois conseguem salvar a população da cidade e até conversam através de um véu místico.
Pouco tempo depois, ambos esquecem quase que por completo um do outro.
Apenas restando o sentimento de busca constante de algo ou alguém, que se encerra quando se encontram em uma escadaria em Tóquio no final do filme, partindo do pretexto de sentirem se conhecer e de sentirem algo em relação um ao outro. O que também coloca nesse final de filme, de forma subentendida, a ideia de destino, já que apesar de tudo ambos voltaram a se encontrar e provavelmente ficar juntos.
Opiniões
O filme em si é uma obra visual e emocional, que aborda temas complicados e interessantes de uma forma simples e divertida de assistir.
Carregando em seu enredo uma história de amor, extremamente romantizada, junto a estética do anime, que já tem uma base certa romântica por si só.
Os personagens são cativantes, não apenas os principais, mas também os secundários que são apresentados ao longo da trama, como a senhorita Okudera ou o casal de amigos de Mitsuha, Sayaka e Katsuhiko.
Outro aspectos interessante do filme é a apresentação de elementos menos conhecidos da cultura tradicional japonesa, como a produção de um Saquê especial e é claro, o retrato do Japão moderno e a vida na cidade grande de uma forma geral.
Como conclusão, o filme faz jus a bilheteria que alcançou e o sucesso dos Mangas, apresentando um filme essencialmente romântico, que traz fortes sentimentos, empatia, conexão com os personagens e apesar da estética anime, traz uma sensação de humanidade aos personagens, o que em minha opinião, contribui para que o filme ultrapasse de longe, em qualidade, grandes filmes de romance "Hollywoodianos"
Se você gosta de romance, anime, tramas bem escritas, busca um filme divertido e que valha o seu tempo, "Your Name" não é apenas uma ótima escolha, como também é garantia de diversão e fortes sentimentos, com leves chances de um "escorrimento de suor masculino pelos olhos" (A.K.A. choro).
Muito mais do que recomendado!!!
Comments